domingo, 24 de julho de 2016

15ª Festa do Rosário dos Homens Preto - Penha de França - São Paulo

Olá...Galeraaaaa!!!!!
 O Post de hoje é para mostrar para vocês uma comemoração Tipica dos povos afros que ocorre aqui no bairro da Penha, São Paulo. Abaixo segue a descrição completa do que é o evento as fotos que estão na fan Page do canal e os videos foram feitos no dia 12/06/16.
Apesar de eu morar aqui nunca tinha ido, esse foi o primeiro anos, a festa ocorre todos os anos, então se você estiver por aqui ano que vem, vem prestigiar esse evento Maravilhoso....





Com o objetivo de divulgar um importante patrimônio no bairro da Penha, é organizada em junho a Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, que em sua 15ª edição busca trazer para a atualidade uma reelaboração das tradições, com base na participação comunitária, na pesquisa e no resgate da memória.
A Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França é um patrimônio das culturas populares afro-brasileiras que resiste até nossos dias, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos há mais de 2 séculos.
A Festa neste ano tem seus dias de eventos compartilhados com vários coletivos, instituições e colaboradores: Cia Fábrica São Paulo; Seu Abrigo, Nosso Abraço – SANA; Centro Cultural da Penha; Festival Afreaka; URURAY, Patrimônio Leste; Núcleo de Pesquisa ANGANA; Ciclo Contínuo Editorial; Carolina Conti; Escola Santos Dumont; entre outros.
Nesta edição temos como tema norteador: a ludicidade, “Há uma criança em meu coração, quando balanço ela me dá a mão”, parafraseando um trecho da música de Fernando Brant. A frase faz uma reflexão sobre o resgate urgente da criança em cada um de nós por meio do “brincar” presente nas mais diversas expressões culturais brasileiras, em especial na matriz negra, onde o “brincante e o “brincar” é sobretudo a criação de vínculo consigo e com o outro, com o imaginário e com o presente.

15ª Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha uma programação especial chamada "Ser Vindo”. "Ser vindo" é um evento vivo criado com o propósito de promover a união, elevação de consciência e troca entre todos os seres: Doação de Deeksha (Benção da Unidade), Sessão de meditação, Rodada Beija-flor (Leitura de Aura), Oficina de mandalas, Dragon Dreaming, Músicas e dança interativa e troca e doação de livros, roupas e acessórios promovendo a conscientização do consumo.
Fonte: < http://largodorosario.blogspot.com.br/> Acessado em 04/07/2016 às 09H02Min.


Localização
Localizado no bairro da Penha, o Largo do Rosário leva esse nome devido Igreja do Rosário dos Homens Pretos. Construído no século 19 por negros que se convertiam ao catolicismo para resistir a escravidão, o templo é uma das igrejas mais antigas da capital e é considerada patrimônio histórico tombado pelo município e pelo estado.

Desde 2002 a praça recebe uma festa religiosa em comemoração ao final da escravidão, com programação religiosa e cultural. Além disso, aos fins de semana o local abriga uma feirinha de artesanato.

Vem não se esqueça de se inscrever no canal para ficar sempre antenado nos eventos que acontecem em São Paulo.




Aperta e o play e confira o video da Festa.




As fotos estão na Fan Page:http://facebook.com/@LoryNunesCanal curta a fan page....

Bjs a todos e Boa Semana...


Lory Nunes